segunda-feira, 27 de julho de 2015

Revolução Inglesa

A Inglaterra foi o primeiro país da Europa a implantar o parlamentarismo. Isso ocorreu basicamente graças à ascensão econômica da burguesia , que passou a considerar o absolutismo e vários elementos ligados prejudicais às suas atividades econômicos.Além disso , a ascensão econômica estimulou o desejo de acesso à política , possível somente se o absolutismo acabasse.
         A formação da monarquia feudal da Inglaterra, ocorrida no século XIII, teve características diferentes das monarquias de outros países europeus. Enquanto em outros lugares da Europa o poder do rei crescia e substituía o dos senhores feudais , na Inglaterra houve um processo inverso.
         Em 1215, depois da adoção de uma série de decisões erradas pelo rei João Sem Terra, os nobres lhe impuseram a Carta Magna, que limitou as autoridades e o poder do monarca inglês. A monarquia continuou a existir , desde o século XIV, o poder legítimo para governar a Inglaterra passou ao Parlamento formado pela Câmara dos Lordes(dominada pelos nobres e integrantes da igreja) e pela Câmara dos Comuns(formada por membros eleitos pelo voto  , cada qual representando um distrito eleitoral).
Carta Magna
          Foi um documento escrito que limitou os poderes do rei e fixou os direitos dos vassalos. A carta também estabeleceu os privilégios dos senhores feudais e dos príncipes da igreja.
Leia alguns trechos;
·        A igreja inglesa é livre e são invioláveis todos os seus direitos e liberdades.
·        Nenhuma cidade e nenhum homem livre são obrigados a edificar pontes e diques, a não ser isso estiver previsto no costume.
·        Não serão aplicadas multas a condes e barões, senão por seus pares e em proporcionalidade à falta cometida.
Absolutismo na Inglaterra
         Apesar da existência do Parlamento, a ascensão da dinastia Tudor ao trono inglês restabeleceu a autoridade do rei e implantou a monarquia absolutista. Os dois principais monarcas dessa dinastia foram o rei Henrique VIII e a rainha Elizabeth I , em cujos governos a Inglaterra conheceu significativo desenvolvimento econômico.
          O rei Henrique VIII rompeu com o papa e a igreja católica, criando a igreja anglicana, qual passou a chefiar. Após tumultuado período sucessório , Elizabeth I assumiu o trono inglês.Em seu governo houve a confirmação do anglicanismo como religião oficial da Inglaterra e a redução da força do Parlamento.O maior destaque do seu governo foi o desenvolvimento econômico.Nesse período , a burguesia inglesa conquistou maior importância econômica , e o capitalismo ganhou força nas cidades e na zona rural.
          A rainha Elizabeth I faleceu em 1603, sem deixar herdeiros. Seu parente mais próximo e o segundo na linha de Sucessão era Jaime I , que já era o rei da Escócia.Era o fim da dinastia Tudor  e o início da dinastia Stuart.Jaime I se tornou-se simultaneamente rei da Inglaterra e da Escócia.
         Jaime I acreditava no direito divino dos reis, a base política absolutista, segundo a qual os reis eram superiores aos homens comuns e tinham o direito garantido pela vontade de Deus de governá-los. Além disso , o monarca promoveu uma política de perseguição ao Parlamento e às religiões não anglicanas da Inglaterra : católicos e presbiterianos.
         Em 1625 Jaime I faleceu e foi sucedido por seu filho Carlos I. Esse novo monarca manteve a política de seu pai. Carlos I fechou o parlamento e por , aproximadamente quinze anos , governou com poderes absolutos.  
Guerra Civil Inglesa
         Carlos I adotou uma política religiosa ofensiva contra a teologia calvinista, que era seguida por presbiterianos e pubiana. Na Inglaterra essa crença até então era razoavelmente tolerada e , na  Escócia , era a base da religião oficial.
         Purianos e presbiterianos, principalmente, os escoceses, fortemente influenciados por idéias nacionalistas, rejeitaram a influência de Roma e do papa em sua Fé e começaram a combater seu rei. Como necessitava de recursos para combater os rebeldes , Carlos I convocou o Parlamento em abril de 1640.Em vez de apoiar o rei no intuito de sufocar a rebelião escocesa , o Parlamento preferiu discutir os vários abusos cometidos pelo monarca durante seu governo.
         O Parlamento organizou seu exército, começava assim a Guerra civil Inglesa. As tropas do Parlamento tinham como objetivo de impedir que Carlos I retornasse ao poder.O rei fugiu de Londres e reuniu suas tropas em Nuttinglam.
Ao lado do rei ficavam os tradicionais senhores feudais, a alta nobreza, os grandes comerciantes e os proprietários de terras, que visavam a manter o absolutismo para garantir seus privilégios mercantilistas da época. Do lado do Parlamento ficaram as classes revolucionárias – burguesia, artesões, camponeses e médios fazendeiros – que buscavam transformações no país, com reformas religiosas, econômicas, e mais participação no poder.
         Após varias batalhas, o Parlamento saiu vitorioso e o rei foi preso e julgado. Declarado culpado por traição , foi condenado à execução.No ano seguinte foi decapitado no palácio de Whitehall , nascia assim a República Puriana.
República Puriana
         Com a morte do rei Carlos I, a maior autoridade da República, Oliver Cromwelll passou a ser o chefe do exército do Parlamento. Ele utilizou seu poder para implantar um regime  ditatorial na Inglaterra.quem não obedecesse às suas ordens seria preso.Cromwell dissolveu o Parlamento   e proclamou-se Lorde Protetor do Reino Unido da Grã-Bretanha.O ditador governou a Inglaterra com pulso forte até morrer.
         Oliver Cromwell manteve-se no poder não apenas com habilidade política, mas com a força do seu exército, usado para pacificar regiões e grupos contrários a ele. Contou especialmente com o apoio da burguesia , que aceitou novamente ser dirigida por um governo autoritário , que  Cromwell beneficiava.Um exemplo disso  foi os Atos de Navegação , que favoreceram a Marinha Inglesa militar e comercialmente.O decreto determinava que todos os produtos que entrassem ou saíssem do país deveriam ser transportados por navios ingleses , ou pelo países de origem do produto. Isso gerou ao mesmo tempo, muita riqueza para a Inglaterra e barrou o avanço naval da Holanda, sua maior concorrente naquele período.
          A oposição a Cromwell ficou por conta dos países que faziam parte do Reino Unido-Irlanda, País de Gales e Escócia. A forte tradição católica irlandês chocou-se com o autoritarismo  poriam de Cromwell , que massacrou a Irlanda com seu exército e ainda distribuiu terras de católicos irlandeses a protestantes escoceses  - prática que já havia sido feita por Elizabeth I - , o que resultou em inúmeros confrontos entre católicos e protestante.Reflexo dessa política ainda repercutem na atualidade.
Os excluídos dos benefícios cedidos pelo governo do Lorde Protetor na Inglaterra formaram grupos radicais como os niveladores e escavadores, que exigiam, dentre outras coisas, maior igualdade social e distribuição de terras. Os movimentos foram severamente por Cromwell.
Revolução Gloriosa
          Após a morte de Oliver Cromwell (1658), seu filho Richard o sucedeu que não teve sucesso por não possuir a mesma habilidade política do pai. Membros conservadores do Parlamento se organizaram e restabeleceram a monarquia na Inglaterra (1660).Foi coroado Carlos II , filho do rei decapitado na Revolução Puriana.  As divergências do Parlamento permaneciam.Com a morte   de Carlos II (1665), seu irmão Jaime II tornou - se rei.Confrontos com o Parlamento continuavam  , porque Jaime II pretendia reinstituir o catolicismo e o absolutismo na Inglaterra.
         Diante das ameaças de retorno ao velho modelo de governo, os parlamentares organizaram um poderoso exército para combater Jaime II. Este , temendo ser decapitado , refugou-se na França.Para substituí-lo os parlamentares escolheram o genro de Jaime II , um nobre holandês protestante , Guilherme de Orange , que assumiu o trono com o título de Guilherme II(1668).Esse episódio ficou conhecido como Revolução Gloriosa , porque ocorreu sem derramamento de sangue.

         O novo monarca assinou a Declaração de direitos (Bill of. Rights) documento que pôs fim ao absolutismo e instaurou na Inglaterra a monarquia constitucional, sistema que limitava definitivamente os poderes do rei e ampliava os do Parlamento. Foi uma vitória do regime parlamentar sobre o absolutismo real e o início de um período de moderação entre burguesia e nobreza na política na Inglaterra  , sistema de governo que recebeu o nome de monarquia parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário