segunda-feira, 27 de julho de 2015

Revolução Inglesa

A Inglaterra foi o primeiro país da Europa a implantar o parlamentarismo. Isso ocorreu basicamente graças à ascensão econômica da burguesia , que passou a considerar o absolutismo e vários elementos ligados prejudicais às suas atividades econômicos.Além disso , a ascensão econômica estimulou o desejo de acesso à política , possível somente se o absolutismo acabasse.
         A formação da monarquia feudal da Inglaterra, ocorrida no século XIII, teve características diferentes das monarquias de outros países europeus. Enquanto em outros lugares da Europa o poder do rei crescia e substituía o dos senhores feudais , na Inglaterra houve um processo inverso.
         Em 1215, depois da adoção de uma série de decisões erradas pelo rei João Sem Terra, os nobres lhe impuseram a Carta Magna, que limitou as autoridades e o poder do monarca inglês. A monarquia continuou a existir , desde o século XIV, o poder legítimo para governar a Inglaterra passou ao Parlamento formado pela Câmara dos Lordes(dominada pelos nobres e integrantes da igreja) e pela Câmara dos Comuns(formada por membros eleitos pelo voto  , cada qual representando um distrito eleitoral).
Carta Magna
          Foi um documento escrito que limitou os poderes do rei e fixou os direitos dos vassalos. A carta também estabeleceu os privilégios dos senhores feudais e dos príncipes da igreja.
Leia alguns trechos;
·        A igreja inglesa é livre e são invioláveis todos os seus direitos e liberdades.
·        Nenhuma cidade e nenhum homem livre são obrigados a edificar pontes e diques, a não ser isso estiver previsto no costume.
·        Não serão aplicadas multas a condes e barões, senão por seus pares e em proporcionalidade à falta cometida.
Absolutismo na Inglaterra
         Apesar da existência do Parlamento, a ascensão da dinastia Tudor ao trono inglês restabeleceu a autoridade do rei e implantou a monarquia absolutista. Os dois principais monarcas dessa dinastia foram o rei Henrique VIII e a rainha Elizabeth I , em cujos governos a Inglaterra conheceu significativo desenvolvimento econômico.
          O rei Henrique VIII rompeu com o papa e a igreja católica, criando a igreja anglicana, qual passou a chefiar. Após tumultuado período sucessório , Elizabeth I assumiu o trono inglês.Em seu governo houve a confirmação do anglicanismo como religião oficial da Inglaterra e a redução da força do Parlamento.O maior destaque do seu governo foi o desenvolvimento econômico.Nesse período , a burguesia inglesa conquistou maior importância econômica , e o capitalismo ganhou força nas cidades e na zona rural.
          A rainha Elizabeth I faleceu em 1603, sem deixar herdeiros. Seu parente mais próximo e o segundo na linha de Sucessão era Jaime I , que já era o rei da Escócia.Era o fim da dinastia Tudor  e o início da dinastia Stuart.Jaime I se tornou-se simultaneamente rei da Inglaterra e da Escócia.
         Jaime I acreditava no direito divino dos reis, a base política absolutista, segundo a qual os reis eram superiores aos homens comuns e tinham o direito garantido pela vontade de Deus de governá-los. Além disso , o monarca promoveu uma política de perseguição ao Parlamento e às religiões não anglicanas da Inglaterra : católicos e presbiterianos.
         Em 1625 Jaime I faleceu e foi sucedido por seu filho Carlos I. Esse novo monarca manteve a política de seu pai. Carlos I fechou o parlamento e por , aproximadamente quinze anos , governou com poderes absolutos.  
Guerra Civil Inglesa
         Carlos I adotou uma política religiosa ofensiva contra a teologia calvinista, que era seguida por presbiterianos e pubiana. Na Inglaterra essa crença até então era razoavelmente tolerada e , na  Escócia , era a base da religião oficial.
         Purianos e presbiterianos, principalmente, os escoceses, fortemente influenciados por idéias nacionalistas, rejeitaram a influência de Roma e do papa em sua Fé e começaram a combater seu rei. Como necessitava de recursos para combater os rebeldes , Carlos I convocou o Parlamento em abril de 1640.Em vez de apoiar o rei no intuito de sufocar a rebelião escocesa , o Parlamento preferiu discutir os vários abusos cometidos pelo monarca durante seu governo.
         O Parlamento organizou seu exército, começava assim a Guerra civil Inglesa. As tropas do Parlamento tinham como objetivo de impedir que Carlos I retornasse ao poder.O rei fugiu de Londres e reuniu suas tropas em Nuttinglam.
Ao lado do rei ficavam os tradicionais senhores feudais, a alta nobreza, os grandes comerciantes e os proprietários de terras, que visavam a manter o absolutismo para garantir seus privilégios mercantilistas da época. Do lado do Parlamento ficaram as classes revolucionárias – burguesia, artesões, camponeses e médios fazendeiros – que buscavam transformações no país, com reformas religiosas, econômicas, e mais participação no poder.
         Após varias batalhas, o Parlamento saiu vitorioso e o rei foi preso e julgado. Declarado culpado por traição , foi condenado à execução.No ano seguinte foi decapitado no palácio de Whitehall , nascia assim a República Puriana.
República Puriana
         Com a morte do rei Carlos I, a maior autoridade da República, Oliver Cromwelll passou a ser o chefe do exército do Parlamento. Ele utilizou seu poder para implantar um regime  ditatorial na Inglaterra.quem não obedecesse às suas ordens seria preso.Cromwell dissolveu o Parlamento   e proclamou-se Lorde Protetor do Reino Unido da Grã-Bretanha.O ditador governou a Inglaterra com pulso forte até morrer.
         Oliver Cromwell manteve-se no poder não apenas com habilidade política, mas com a força do seu exército, usado para pacificar regiões e grupos contrários a ele. Contou especialmente com o apoio da burguesia , que aceitou novamente ser dirigida por um governo autoritário , que  Cromwell beneficiava.Um exemplo disso  foi os Atos de Navegação , que favoreceram a Marinha Inglesa militar e comercialmente.O decreto determinava que todos os produtos que entrassem ou saíssem do país deveriam ser transportados por navios ingleses , ou pelo países de origem do produto. Isso gerou ao mesmo tempo, muita riqueza para a Inglaterra e barrou o avanço naval da Holanda, sua maior concorrente naquele período.
          A oposição a Cromwell ficou por conta dos países que faziam parte do Reino Unido-Irlanda, País de Gales e Escócia. A forte tradição católica irlandês chocou-se com o autoritarismo  poriam de Cromwell , que massacrou a Irlanda com seu exército e ainda distribuiu terras de católicos irlandeses a protestantes escoceses  - prática que já havia sido feita por Elizabeth I - , o que resultou em inúmeros confrontos entre católicos e protestante.Reflexo dessa política ainda repercutem na atualidade.
Os excluídos dos benefícios cedidos pelo governo do Lorde Protetor na Inglaterra formaram grupos radicais como os niveladores e escavadores, que exigiam, dentre outras coisas, maior igualdade social e distribuição de terras. Os movimentos foram severamente por Cromwell.
Revolução Gloriosa
          Após a morte de Oliver Cromwell (1658), seu filho Richard o sucedeu que não teve sucesso por não possuir a mesma habilidade política do pai. Membros conservadores do Parlamento se organizaram e restabeleceram a monarquia na Inglaterra (1660).Foi coroado Carlos II , filho do rei decapitado na Revolução Puriana.  As divergências do Parlamento permaneciam.Com a morte   de Carlos II (1665), seu irmão Jaime II tornou - se rei.Confrontos com o Parlamento continuavam  , porque Jaime II pretendia reinstituir o catolicismo e o absolutismo na Inglaterra.
         Diante das ameaças de retorno ao velho modelo de governo, os parlamentares organizaram um poderoso exército para combater Jaime II. Este , temendo ser decapitado , refugou-se na França.Para substituí-lo os parlamentares escolheram o genro de Jaime II , um nobre holandês protestante , Guilherme de Orange , que assumiu o trono com o título de Guilherme II(1668).Esse episódio ficou conhecido como Revolução Gloriosa , porque ocorreu sem derramamento de sangue.

         O novo monarca assinou a Declaração de direitos (Bill of. Rights) documento que pôs fim ao absolutismo e instaurou na Inglaterra a monarquia constitucional, sistema que limitava definitivamente os poderes do rei e ampliava os do Parlamento. Foi uma vitória do regime parlamentar sobre o absolutismo real e o início de um período de moderação entre burguesia e nobreza na política na Inglaterra  , sistema de governo que recebeu o nome de monarquia parlamentar.

sábado, 25 de julho de 2015

Reforma Religiosa

Origens da reforma
          A tolerância e liberdade religiosa garantidos pela Constituição de vários países ocidentais (como o caso do Brasil e os EUA) não existiam, pelo contrário, a sociedade européia durante toda a Idade Média foi marcada pelo forte controle que a igreja exercia sobre a população, impondo a sua vida do cristianismo a todos e perseguindo os opositores (chamados hereges)
         Nesse cenário, teve início na Europa do século XVI, um movimento de grande importância, Reforma Protestante, que resultou na divisão dos cristãos no Ocidente. Organizações religiosas surgiram  propostas e idéias diferentes da igreja católica.
         Analisando a sociedade européia em suas características é possível entender melhor o movimento reformista. A igreja não era apenas uma instituição religiosa , mas política e econômica em que tinha enormes territórios estavam sob seu controle – um terço das terras francesas e boa parte das terras fortes da Alemanha , por exemplo.
         A igreja era como um senhor feudal que dominava populações, cobrava impostos e o dizem (10% do rendimento) de todas as questões, concedia direitos de vassalagem, etc. Mesmo na época em que os senhores feudais entraram em declínio, a igreja conseguiu manter o poder, mesmo tendo a oposição direta da burguesia. Para os comerciantes das cidades , essa autoridade significava uma barreira ao desenvolvimento das economias(comércio e manufatura) e ao modo de vida baseada no lucro.
         Monarquias nacionais desenvolviam-se politicamente, e os soberanos passavam a ser incomodar com as interferências do papa e a defender a separação plena entre os poderes espiritual e temporal, de modo que a igreja não pudesse mais tomar parte nos assuntos do estado.
         Para agravar a situação, o clero católico foi extremamente criticado por suas atitudes. Havia corrupção e imoralidade na hierarquia religiosa.A fé tornou – se um negócio lucrativo para os líderes da igreja , que usavam as seguintes práticas :
·        Venda de relíquias = objetos que supostamente per teciam a Jesus, Maria ou algum santo.
·        Venda de indulgências= perdão aos fiéis sem que eles se penitenciassem ou se ar repensem de seus pecados.
·        Simon ia = compra ou venda ilícita de coisas espirituais (como indulgências e sacramentos) ou temporais ligados às espirituais (como benefícios eclesiásticos).
·        Desrespeito aos votos de pobreza e Celi lado.
Não acreditando que os membros do clero fossem representantes de Deus, grande parte da população aderiu ao protestantismo.
Reformadores
     Durante a Idade Média, já se faziam muitas críticas à igreja. As mais conhecidas foram de Junho Wycliffe e Jonh Huss.Ambos condenam o clero corrupto e imoral; pregavam o retorno aos ensinamentos de Cristo;   rejeitaram a regra de que o papa e sua autoridade eram infalíveis; desejavam a imposição do voto de pobreza a todos os membros do clero como forma de purificá-los.
     Serenamente perseguido pela Igreja, Huss acabou morto na fogueira (1415) pela Inquisição, que o julgou herege. a elite da época afirmava que suas doutrinas eram perigosas , pois , se os camponeses absorvessem tais idéias , promoveriam rebeliões contra nobres e clérigos.
     Os príncipes colocavam-se  totalmente contra os críticos da igreja; os seguidores de Huss e Wycliffe foram sistematicamente perseguidos , e as lideranças , executadas.Pelo menos durante algum tempo , não houve qualquer possibilidade de transformação de igreja.As condições eram as mesmas isto é , o comportamento e a imorabilidade de muitos membros da igreja nada mudaram durante cem anos.
Luteranismo
     Na Alemanha (1517), o professor e monge Martinho Lutero fixou à porta da Catedral de Wittenberg 95 teses criticando a atuação do papa e do alto clero. Elas se propagaram rapidamente , mesmo com a intervenção da igreja.Lutero foi apoiado por parte da população e pela nobreza que , desejosa de conquistar as terras sob o domínio de Roma(na região da atual Alemanha) , o protegeram da perseguição do papa , poupando-o da fogueira , mas não da excomunhão(exclusão ou expulsão de um membro da igreja católica).
As idéias de Lutero originavam o LUTERANISMO, doutrina religiosa baseada nos seguintes aspectos:
·         A fé é a única fonte de salvação.
·        A Bíblia é a única fonte de conhecimento e da doutrina cristã.
·        Imagens e cultos aos santos devem ser abolidos, por representarem idolatria.
Calvinismo
         Na Suíça (1536), João Calvino publicou a obra Instituição da Religião Cristã , inspirada nas propostas de Lutero.Calvino conseguiu a divulgação mais rápida de suas ideias , porque se tornou chefe político e religioso de Genebra(Suíça).Impôs um governo que controlava desde a economia até a vida(hábitos ou costumes) dos cidadãos.
          A grande inovação  do calvinismo foi a aceitação do lucro.Para Calvino , a miséria era a principal fonte de todos os problemas da sociedade e deveria estimular o sucesso econômico.A burguesia aderiu ao calvinismo por representar a chance de unir as necessidades matérias(lucro) às espirituais(salvação da alma).
Anglicanismo
         Na Inglaterra , a reforma religiosa ganhou caráter claramente político e econômico.O rei Henrique VIII buscava apoderar-se das terras da igreja , de onde provinha seu poder econômico , e limitar a influência dela na vida política do país.
         Em 1534 , usando a religião como pretexto Henrique VIII assinou o ATO DE SUPREMACIA , lei que determinava a separação da igreja católica.A nova igreja era muito semelhante à tradicional católica , exceto quanto ao chefe , o papa, que foi substituído pelo rei.Nos anos seguintes , a religião motivou confrontos que se transformaram em guerras.Muitos ingleses fugindo de conflitos religiosos , migraram para América , onde fundaram colônias purianas.
         No século XVI , os reis se casaram principalmente para ter um herdeiro ou forjar uma aliança.O peso dessa obrigação perturbou a vida privada de Henrique VII que, durante os últimos 14 anos de seu reinado , teve seis esposas.Ao anular seu primeiro casamento , desafiando  o papa.Henrique levou a Inglaterra a romper com Roma e fundar a igreja anglicana.
Contra reforma ou Reforma Católica
          Com o movimento protestante , a urgência tomou conta da igreja.Tratava – se não apenas de mudar a organização do clero e reafirmar a doutrina , mas garantir sua própria sobrevivência.A motivação para a Reforma Católica veio , então , de fora para dentro.
Pressionada pelos protestantes , a igreja passou a atuar em outras frentes , para resistir e transformar- se , estabelecendo , entre outras ações :
·        Retorno do tribunal de Inquisição = com a função básica de identificar e condenar os inimigos da igreja , isto é , todos aqueles que pela fé ou ação contrariavam os dogmas católicos.
·        Criação da Campainha de Jesus=ordem religiosa cujo os membros recebiam formação teológica rígida para se tornarem mensageiros dessa nova igreja.
·        Criação do conselho de Trento= reunião dos líderes da igreja na cidade de Trento(Itália) , para definir e fortalecer as doutrinas para os católicos.
     
    


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Revolução Russa

Revolução Russa
Antecedentes
         Enquanto a maioria dos países da Europa transformavam-se rapidamente , o Império Russo vivia em uma situação bastante diferente.Formado por um território de 22 milhões Km² com 170 milhões de habitantes , o império era governado por um monarca absolutista(o czar- pronuncia tzar- com origem no título de Cesar , concedido aos imperadores romanos) e a agricultura era a principal atividade econômica .
         De toda a população russa, 85% moravam no campo, onde havia desigualdade na distribuição das terras – 40% das terras cultiváveis pertenciam às pessoas da nobreza , e parte do território russo não servia ao plantio por causa das baixas temperaturas , que mantiam o terreno coberto de neve.Embora a servidão tivesse sido abolida em 1861 , a vida e a liberdade dos camponeses continuavam limitadas significativas.Para comprar um terreno , por exemplo , obrigava- se a pagar valores altíssimos aos nobres e ao governo , geralmente se endividando.Além disso , faltava dinheiro para cultivar a terra , impedindo a produção de alimentos.
         Em 1890, começou a industrialização da Rússia , com os investimentos estrangeiros no país , principalmente da França, Inglaterra e Alemanha , que representavam mais de 50% do capital.
A Rússia entrou no século XX com uma camada operária que se opunha ao czar.Ele estava distante do povo e seu governo era apoiado pelas camadas privilegiadas , ou seja, a nobreza , a burguesia industrial e os soldados da guarda imperial , os cossacos.
         As condições na Rússia permitiram que as idéias socialista crescentes na Europa no final da primeira metade do século XIX encontrassem terreno propício para a sua propagação  .
         Inspiradas nessas idéias surgiram partidos políticos que atuavam clandestinamente , em oposição ao governo czarista.Dentre os partidos , destacou – se o Social – Demograta Russo , o qual com base nos ensinamentos de Marx e Engels , defendiam que a Rússia era um país atrasado e uma revolução seria necessária para promover mudanças.
Os sociais –demogratas defendiam primeiro uma revolução demogrática  para estimular o desenvolvimento capitalista do país e, em seguida , uma revolução do proletariado.
         Em 1903 ,  o partido dividiu – se em dois : os bolcheviques(de bolchenstvo , maioria) e os mencheviques(de menschenstvo , minoria)
          Os bolcheviques defendiam a conquista do poder com luta armada.Liderados por Vladimir Tlitch Ulianov , conhecido como Lenin , acreditavam que a revolução implantaria a ditadura do proletariado , imediatamente , por meio de um partido operário camponês.Os mencheviques defendiam que era necessário esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo e do proletariado para começar a revolução , a qual liderada pela burguesia russa , apoiada pelos operários e camponeses.
Revolução de 1905
         Em 1904 , a Rússia entrou em guerra contra o Japão pela disputa imperalista da Coréia  e da Manchúria, mas foi derrotada , agravando a própria situação.Os trabalhadores exigiam melhores salários e  protestavam contra as demissões nas fábricas.Até este ano , só haviam ocorrido movimentos grevistas isolados.Pela primeira vez acontecia uma paralisação geral.
         O czar reprimiu durante o movimento , mantendo tropas nos pontos importantes , como centrais telefônicas e estações de trem.A situação agravava – se a cada dia e greve continuava sem solução.
No domingo , dia 9 de janeiro de 1905 , houve uma manifestação pacífica de pessoas desarmadas que se dirigiram ao Palácio de Inverno do czar com o intuito de reivindicar melhores condições de vida ao governante.O Palácio estavam guardado por cossacos que avançaram com cavalaria e pela infantaria que abriu fogo contra os manifestantes.Muita gente não conseguiu fugir.O massacre ficou conhecido como Domingo Sangrento.
         A população , além de perplexa diante da atitude do czar , alimentou o sentimento de ódio , provocando manifestações e greves sem preparo nem lideranças.O movimento se alastrou – se rapidamente por todo o país , mas foi dominado com violência pelas tropas imperiais.Da mobilização nas fábricas criaram – se os primeiros sovietes , que se espalhavam pelo país , liderado outras revoltas , todas reprimidas pela polícia czarista.
         A revolta popular obrigou o czar a realizar algumas reformas para não perder o poder.Nicolau II anunciou a convocação de eleições para a Duma(Assembléia Legislativa) , com o objetivo de criar uma constituição para o país.
         Em 1907 , Nicolau II voltou a concentrar o poder em suas mãos , porque recebeu empréstimos da França e as tropas que retornaram do Oriente aumentaram a força do exército.Assim , o czar deu início uma contra revolução  , dissolvendo os sovientes e prendendo ou exilando membros da oposição.As concessões liberais foram retiradas e a Duma passou a ter existência simbólica .            
Revolução de Fevereiro de 1917
          Além dos fatos ocorridos em 1905 , outros dois episódios desgastaram profundamente a corte do czar.
          O primeiro diz respeito ao monge Rasputin chamado pela czariana Alexandra , que acreditava ser ele o único capaz de salvar o filho Aléxis , portador de hemofilia.
Na corte Rasputin armou intrigas , chantagens e gerou discórdias , até ser assassinado pelo príncipe Yuopv.Sua morte acabou tornando pública a desmoralização e a corrupção existentes no governo.
Outro fato marcante foi a participação russa na Primeira Guerra Mundial(1914-1918) ao lado que acentuou os problemas internos : soldados insuficientes armados e exército mal treinado.Dos 13 milhões de russos mobilizados para o conflito , houve 3 milhões de mortos e 5 milhões de feridos , agravando as condições sociais do Império Russo , com paralisação da agricultura , decadência dos salários e crescimento do processo inflacionário.
         Nas grandes cidades , Moscou e São Petersburgo , os movimentos grevistas intensificaram – se e também as críticas à participação russa na 1° Guerra Mundial.Em fevereiro de 1917(arco nos países da Europa Ocidental e América) eclodiu uma revolução de tendências burguesas e moderadas que ficou conhecida como Revolução de Fevereiro , liderada pelo advogado KerensKi e pelo príncipe Lvov , que forçou a abdicação do czar Nicolau II.
Governo Provisório
         Com a renúncia do czar , o governo provisório instalou uma república burguesa controlada pelo Parlamento , formada por integrantes do Partido Constitucional Demograta (dos cadetes).
Presidido pelos socialistas Lvov e Kerenki , este menos radical e então ministro da guerra  , o governo provisório anistiou os exilados políticos , mas não tirou o país da guerra nem realizou as reformas reivindicadas , como a distribuição de terras à população.Isso tornou o governo tão impopular quanto o do czar.
         Ao mesmo tempo , os líderes socialistas radicais ganharam força política.Lenin , tendo voltado do exílio na Europa Ocidental , escreveu as Teses de Abril , expondo suas idéias. Pressionado , Lvov , presidente do governo provisório , cedeu o lugar a Kerenki , que perseguiu os bolcheviques e seus líderes revolucionários , dentre eles Lenin , obrigado a sair novamente do país.
Revolução de Outubro de 1917
         Mesmo exilado na Finlândia , Lenin comandou os preparativos para um levante , auxiliado por Trotsky , que criou a Guarda- Vermelha , milícia revolucionária de operários , e assumiu o comando do soviente de São Petersburgo.Em 23 de outubro de 1917(início de novembro no Ocidente) Lenin , que voltou à Rússia clandestinamente , impulsionou a revolução , enviando delegados a todos o país.Dois dias depois , os revolucionários tomaram pontos estratégicos de São Petersburgo e invadiram o Palácio de Inverno obrigando Kerenski a fugir.O poder passava aos bolcheviques.
Governo Provisório
         Ao assumir o poder , Lenin adotou medidas que julgava necessário para amenizar a crise em que o país se encontrava : distribuiu terras aos camponeses , retirou a Rússia da 1° Guerra Mundial , assinando o Acordo de Brest-Litorsk com a Alemanha , nacionalizou todas as indústrias e bancos estrangeiros.
         Também convocou eleições para a Assembléia constituinte , nos quais os bolcheviques foram derrtados.Lenin acreditava que seu partido , por controlar os soviets ,  tinha apoio da maioria da população ativa do país – os trabalhadores e soldados da Rússia.Ordenou o fechamento da Assembléia Constituinte.Instalou-se , assim , a ditadura do Partido Bolchevique rebatizado de Partido Comunista.
         Em 1918 teve início uma guerra civil na Rússia  , entre o Exército Branco , formado pelos setores interessados na restauração do antigo regime e comandado por militares , ligados ao czarismo , e o Exercito Vermelho , que representava os revolucionários , liderados por Trotsky com o objetivo de preservar a ordem socialista.
         Após três anos , em 1921 , guerra civil chegava ao fim , com a vitória do Exército Vermelho , com o saldo de 9 milhões de mortos e completo cerco da Rússia pelos países capitalistas.Em 1923 , a República Soviética Socialista Russa , criada em 1918 , foi substituída pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS) , um conjunto de 15 nações unificadas sob o governo do Partido comunista sediado em Moscou.
         Ao terminar a guerra civil , o país estava arrasado economicamente.Para realizar sua reconstrução econômica , Lenin, criou a Nova Política Econômica(NPE) , que consistia na restauração radical da economia de mercado e em outras medidas típicas do capitalismo ;
*Liberdade de comércio interno
* Hierarquização ou diferenciação de salários , reforçando a iniciativa privada particular
*Privatização de empresas com menos de 20 trabalhadores
*Desenvolvimento da indústria de base
*Retomada das relações comerciais com os países  capitalistas e negociação de empréstimos.
         Essa política se estendeu até 1928 , trazendo resultados extremamente satisfatórios.A economia passou , gradualmente , ao controle do estado.
Sucessão de Lenin
         A morte de Lenin em 1924 , trouxe a disputa do poder pelos dois homens mais fortes da União Soviética :
*Trotsky , chefe do Exército Vermelho , que defendia a ideologia da revolução permanente , sonhando em expandir a revolução por toda a Europa.
*Stalin , secretário geral do Partido Comunista , que desejava a estruturação da estado revolucionário apenas na União Soviética , para depois expandir as idéias ao resto da Europa.
Na disputa pelo poder na União Soviética , Stalin saiu vitorioso.
Era Stalinista
         Stalin governou a Rússia de 1924 a 1953.Foi responsável pela manutenção do regime socialista e também por um dos períodos mais extensos de tirania que o mundo moderno já conheceu.Uma das vitimas do governo stalista foi Trotsky , demitido do Comissariado do Povo e expulso da Rússia por criticar os rumos da política centralizado e autoritário.
Dessa maneira instalou – se um governo ditatorial , eliminando todo tipo de oposição .Com a Constituição  de 1946 , tornou – se 1° ministro e primeiro secretário do Comitê Central , controlando o estado , o partido e o exército soviético.    
                                     


domingo, 21 de junho de 2015

Primeira Grande Guerra

Primeira Grande Guerra
Foi um conflito armado que aconteceu na Europa, durante os anos de 1914 e 1918. Esta Primeira Guerra foi o motivo para outra maior ainda a Segunda Guerra Mundial(1939-1945)
Antecedentes
Durante a unificação alemã(1864-1870) a França (que na época era governada por Napoleão III sobrinho de Napoleão Bonaparte) perdeu dois importantes territórios a Alásia – Lorena , ambos ricos em minérios , isso contribuiu para a rivalidade de franceses e alemães.
Depois da formação do Império Alemão , a industrialização era maior do que a  França e a Inglaterra juntas.Outro fato importante para a rivalidade de ingleses e alemães , foi a construção da Ponte Berlim-Bagdá deixando os poços de petróleo a disposição do Império Alemão , ameaçando o incrível Império Britânico.
Outro fato que marcou antes do começo da guerra foi a rivalidade de russos e alemães.O expansionismo alemão se chocou com o russo , que queria mais influência na Europa.
Sistema de alianças
A França na frente oriental e a Rússia na frente ocidental , tornou – se um pesadelo pra a Alemanha.Em 1907 ,  a Alemanha aliou- se aos Impérios Austro-Húngaro e o Otomano.Em resposta a disso , França , Inglaterra e Rússia fizeram uma Aliança.Estas foram as alianças da 1° Grande Guerra :
Tríplice aliança : Inglaterra , Rússia , França , EUA(1917) e Itália (1917).
Tríplice aliança : Alemanha , Império Austro- Húngaro e Otomano.
Essas alianças foram feitas não foram feitas por harmonia mas sim por inimigos em comum.
O estopim da guerra
A Europa estava em pleno clima de tensão.Todos os países estavam esperando um motivo para entrar em guerra , e esse motivo veio , na região dos Balcãs.
         Durante um passeio o arquiduque e herdeiro do Império Austro – Húngaro Francisco Fernandinho foi assassinado por terroristas. Assim o Império Austro – Húngaro declarou guerra à Sérvia , a Rússia como queria mais influência na região declarou guerra ao do Império Austro – Húngaro. E para honrar o pacto com a Rússia França e Inglaterra entraram na guerra e também aconteceu com o Império Otomano e a Alemanha.
Fases da guerra
Apesar de muitos pensarem de que a guerra seria de curta duração estavam enganados , a guerra durou 4 anos e 3 meses para terminar.A guerra foi divida em três fases :
Primeira fase(1914-1915)
Esta 1° fase da guerra os aliados tentaram impedir o constante ataque dos alemães e conseguiram.Também esta fase que os alemães conquistaram as aldeias belgas.
Segunda fase(1915-1916)
Esta 2° fase da guerra teve o declínio da Tríplice Aliança.Os alemães invadiram invadir a França , principalmente Paris , e os franceses conseguiram arrumar uma contra ofensiva e teve a estabilização das tropas  na famosa batalha de Wartnno.Também nesta fase a Itália entrou no lado da Tríplice Aliança traindo seu acordo com Tríplice Aliança.
Terceira fase(1917-1918)
Esta última fase da guerra foi marcada pela entrada de novos países na guerra(EUA e Brasil) e saindo da guerra (Rússia , por causa da Revolução de 1917).Esta última fase representou os últimos golpes para o término da guerra.
Conseqüências da guerra
As conseqüências do 1° pós – guerra do mundo foram várias , tais como :
*Milhares de mortos.
*Um salto gigantesco na tecnologia militar.
*Surgimento de novas potenciais econômicas tais como os EUA.
Tratados do pós – guerra
Existiram vários tratados depois do término da 1° Grande Guerra , mas foram estes que ganharam destaque :
Tratado de Versalhes
Restituiu à França a Alásia – Lorena , que lhe sido tirada retirada pelo Tratado de 1871.O Schleswing- Hlolstein devolvido à Dinamarca mas só quis ficar com o Schleswing do Norte por meio de plebiscito ; o do sul possuía muitos alemães e iria lhe trazer muita dificuldade.A Polônia tantas vezes desmembrada ,   foi reconstituída , ficando porém o chamado Corredor de Dantzingentre terras prussianas.A cidade de Dantzing por sua vez , ficou sendo uma cidade livre , sob o Controle da Liga das Nações.
Tratado de Saint – Germain
Reduziu a Áustria a seus elementos germânicos à Itália o Trentino e a Istra; à Iugoslávia(então chamada Reino dos Sérvios , Croatas e Tovenos)  eram cedidas a Eslovênia e a Dalmária ,  a Crócia e a Bosnia – Herzegovina.A  Polônia recebeu a Galícia de volta e a Rumânia adquiriu a Bucorina.ficava reduzida a 83.850 km² e formara – se , às custas de seus domínios thecos , um novo Estado, a Thecoslováquia.
Estes tratados , foram assinados em subúrbios de Paris, França, confirmavam apenas , a maior parte das vezes , situações criadas durante o conflito.

  

   

domingo, 14 de junho de 2015

RevoluçãoIndustrial

Revolução Industrial
Foi um conjunto de fatores que resultou a substituição do homem , das  manufaturas pelas industrias.Iniciada no século XVIII , na Inglaterra.Fatores que resultaram na revolução industrial :
*Acúmulo de capital
*Revolução do comércio
*O interesse do homem em inovar.
Na primeira revolução industrial , ficou restrita apenas a Inglaterra.E a partir da 2° revolução ,as industrias se espalharam pelo mundo .
Invenções :
*Lançadeira volante
*Locomotiva a vapor
*Telegráfo
Consequência da revolução
*  Êxodo rural
* Desemprego
* Poluição do principal rio da Inglaterra
* Mão de obra desqualificada
2° revolução industrial Iniciada no século XIX , de 1850-1870.Foi um aperfeiçoamento industrial da primeira revolução , que atingiu basicamente a indústria têxtil(de tecido).
Invenções e descobertas
·         Na medicina surgiram os antibióticos
·         Surgiu a química com a descoberta de novas substâncias.
·         A substituição do ferro pelo aço,permitindo a construção de ferrovias , edifícios e pontes.
·         A substituição do vapor pelo motor elétrico.
Consequências da 2°revolução industrial
O imperialismo é uma conseqüência direta dessa segunda parte da revolução industrial.A busca pelos mercados consumidores os países europeus começaram a corrida colonial , dando  a explosão da 1° Grande Guerra(1914-1918).
Novas potências mundias
Na 1° revolução industrial, a Inglaterra era a maior potência  do mundo.Durante a 2°revolução as tecnologias se espalharam pela Europa e pelo mundo , e essas novas potências eram :
*Estados Unidos da América
*França
*Alemanha
*Japão
África
Foi totalmente colonizada pelos europeus , principalmente os países : Portugal , França e Inglaterra.Esta colonização deixou feridas profundas nas culturas do continente africano.
Ásia
A corrida colonial também foi acentuada na Ásia foi quase toda colonizada , e o único país que não sofreu com a corrida colonial foi o Japão.
Japão
O Japão foi o único país da Ásia que não foi conquistado pelos europeus. No século XIX o Japão era totalmente feudal e o poder era descentralizado e não era industrializado. O Japão no século XIX era compreendido pelos períodos Edo e Meije.Neses períodos o Japão teve grande modificações , como na estrutura social ( os feudos foram divididos para pessoas de confiança do Xogum- o governante da época - ;na capital  o Japão se isolou de outros países  impedido a entrada de navios.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A primeira eleição dos brasileiros no século XX

A primeira eleição dos brasileiros no século XX
         Depois do golpe militar de 1964 o presidente Jango deixou o cargo mais alto do governo brasileiro , pois representava o comunismo e como os EUA tinham muita influência no território brasileiro , organizou um golpe militar para eliminar o comunismo.
         Depois desse golpe o Brasil passou a ser dos militares.Depois dessa data : 01/04/64, os brasileiros iam começar a ter um pesadelo  que duraria 21 anos , centenas de pessoas desaparecidas ou mortas durante este período que ficaria marcado na memória dos brasileiros.
         Depois desse tempo os militares brasileiros começaram a perder prestígio entre os civis brasilleiros .Bem no começo do fim , o que mais influênciou os brasileiros foi a banda KISS que fez uma turnê no país em 1983.Depois dessa turnê apareceu um homem que mudaria a história do Brasil , este homem se chamava Tancredo Neves , que um dos seus discursos falou a seguinte frase:
“ Mataremos a cobra com o próprio veneno ’’
Esta cobra que Tancredo estava falando era a ditadura e quando “ mataremos com o próprio veneno’’ o mesmo estava falando que ia ter a maioria no Congresso e conseguiu , mas para tristeza nacional Tancredo morreu na véspera da sua posse.Como obediencia a constituição o vice – presidente assumiria o cargo e que era nada mais nada menos que José Sarney que gorvenou o país até 1990.
         Depois disso haveria uma eleição e os principais candidatos eram :
Fernando Collor de Mello

Luiz Inácio Lula da Silva
Esta disputa Collor venceu e assumiu o cargo mais alto do governo brasileiro.Mas , Collor só ficou no poder 2 anos , completando apenas metade de seu mandato.Os motivos são :
*A privatização de muitas empresas.
*Corrupção no governo.
*Terrerização de vários empregos.
 * Inflação ata , herdada do governo anterior.
Em 1992 , mais certo em fevereiro , o presidente Fernando Collor de Mello sofreu impeachment , o primeiro da América Latina e o Segundo das Américas. E novamente respeitando a Constituição brasileira assumiu o vice de Collor nada mais menos do que Itamar Franco e com FHC( Fernando Henrique Cardoso ), que na época era ministro da Fazenda , criam o Plano Real , que está em circulação até hoje.
Em 1994 terminou o mandato de Itamar Franco , convocam novas eleições, e os principais candidatos mais importantes foram :
Fernando Henrique Cardoso
 Luiz Inácio Lula da Silva
Nesta disputa FHC saiu vitorioso e governou o país por 8 anos , e na sua reeileição enfrentou seu oponente ,Lula , em 1998.
Em 2002 , Luiz Inácio Lula da Silva , venceu a eleição.Pela primeira vez na história do Brasil um ex – operário assume o cargo mais alto do governo brasileiro.
No governo de Lula , o presidente promoveu muitas mudanças no país , dentro delas essas são as mais importantes :
·        Aumentou o salário dos trabalhadores.
·        Aumentou a economia brasileira.
Entre outras medidas que ajudaram o Brasil a ser industrializado entrando nos países emergentes.O Brasil entrou no século XXI com muita esperança na distribuição de terras , melhores salários e principalmente na melhor distribuição de renda.O presidente Lula ajundou o país a se estabelecer economicamente , entrando no novo século como sexta economia do mundo na frente da poderosa Inglaterra.
Mas, como todo governo tem seu lado bom , positivo , tem um lado negativo , o governo Lula não foi diferente.durante o governo Houve muitas corrupções como as “ Sanguessugas” que roubou milhões de reais.
Em 2010 o mandato de Lula terminou , mas como “ sucessora” do seu governo a candidata Dilma Rouseff , que foi eleita.E em 2014 teve outra eleição e os principais candidatos eram :
Dilma Rouseff
Aécio Neves(neto de Tancredo Neves)
Nessa disputa acirrada que só saiu no segundo turno ,a Dilma Rouseff saiu vitoriosa.
 O governo Dilma foi igual ao de seu antecessor , mas o lado negativo foi mais intenso neste governo. Como por exemplo :
*A crise na Petrobras
*O aumento das contas de água e energia
*Aumento da inflação , que no ano de 2014 atingiu 6,74 %.

Apesar desses pontos negativos , os brasileiro acreditam em um “novo’’ Brasil , dando exemplo para outros países , que é possível acabar com a corrupção , a miséria e a pobreza. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Unificação da Alemanha

A Alemanha existiu durante quase um milênio desde o século X até o início do século XIX , com o nome de Sacro Império Romano - Germânico.Era uma monarquia feudal em , que o imperador era escolhido pelos principias nobres (eleitores) num sistema de rodizio.No ano de 1806 , o Sacro Império foi invadido por Napoleão Bonaparte , que reordenou seus territórios em 39 estados , denominado - os de Confederação do Reno. Com a derrota de Napoleão pôs o futuro da região sob a responsabilidade do Congresso de Viena , da mesma forma de que ocorreu na Itália.
No caso alemão , o Congresso determinou que a região formariam a Confederação Germânica , composta por 39 estados , mas incluindo a Áustria e o aumento territorial do Reino da Prússia , principal território alemão e opositor de Napoleão.Em contrapartida , dois ducados alemães foram incorporados à Dinamarca.
Prússia e  Áustria passaram então a disputar a hegemonia sobre os territórios alemães.Enquanto os autríacos se beneficiavam da divisão dos estados alemães , para melhor governá - los , a monarquia prussiano se apoiava nos junkers , camada aristocrática proprietária de terras , a princípio inimiga do liberalismo e da burquesia prussiana.
Em 1834 , os estados alemães seguiram a Prússia na adoção da adoção zollverein , união alfandegária que eliminou as tarifas de importação entre eles.Essa medida foi essencial para desenvolvimento econômico da região , pois barateou e facilitou a circulação de matérias - primas e produtos industrializados(grande parte oriunda da Prússia ) , ampliou o mercado interno e aprofundou laços econômicos entre regiões distantes.
A Áustria , excluída a princípio , ameaçou a  Prússia com a guerra , obrigando - a a  aceita - la.
O fracasso dessa primeira tentativo de unificação levou os prussianos a prepararem - se para futuros conflitos.A rede ferroviária alemã expandiu - se rapidamente e a industrialização alcançou novos territórios.O rei Guilherme I escolheu para chanceler ( primeiro - ministro ) Otto von Bismark , um junker do ponto de vista social , mas também estrategista capaz de construir o estado alemão moderno.Ele ficou conhecido como o chanceler de ferro.
Bismark julgava que uma economia forte era essencial para a unificação alemã e sabia que as potências vizinhas em especial Áustria e França , fariam de tudo para impedir que tal fato acontecesse , portanto , a unificação alemã dependia de guerras.Dessa forma , estimulou  a união dos junkers com a burquesia , investiu pesadamente na formação de um exército poderoso e procurou estreilar laços diplomáticos com Rússia e Inglaterra.
 Além disso , as reservas de carvão e ferro , o crescimento populacional e o vigor intelectual das universidades alemãs , em especial da Prússia , contribuíram para o projeto do chanceler , significamente financiado pela burquesia.
Bismark propôs mudanças na Confederação Germânica , como a exclusão da  Áustria.Em razão disso , a Áustria declarou guerra à Prússia ( 1866) a Guerra das Sete Semanas.Facilmente derrotada , a Áustria foi obrigada a aceitar as reformas de Bismark.Surgia dessa forma , a Confederação Germânica do Norte , composta pela Prússia e pelos estados germânicos do norte. Para completar a unificação , faltavam apenas os estados do sul , como Barriera  e Würtenberg.
A disputa com a França pelo controle político nos territórios germânicos do sul tornou - se cada vez mais acirrada e , por fim , levou à guerra em 1870.Com um exército muito mais preparado , a Prússia venceu o exército de Napoleão III em Sedan , onde  o próprio imperador francês foi feito prisioneiro.Essa  vitória prussiana foi determinante para o processo de unificação da Alemanha.
Em janeiro de 1871 , o Palácio de Versalhes serviu de cenário para um grandioso baile.Nele , Bismarck proclamou o II Reich ( império ) sob o governo do Kaiser ( imperador ) Guilherme I.Toda essa humilhação imposta aos franceses tinha um motivo : tratava - se pela invasão do Sacro Império em 1806 por Napoleão Bonaparte.
O baile em pleno Palácio de Versalhes não foi tudo.Segui-se ainda  a assinatura do Tratado de Versalhes, pelo qual a França reconhecia o estado alemão unificado , e o Tratado de Frankfurt , que previa o pagamento de 5 bilhões de francos e a perda dos territórios da Alásia e Lorena para a Alemanha.Esse fato foi uma das causas principais da Primeira Guerra Mundial , iniciada em 1914.
Internamente , o estado alemão manteve o autoritarismo e o  conservadorismo prussianos. Manifestações operárias de qualquer tipo foram proibidas , e a Constituição adotou o sufrágio universal masculino.Os membros da Câmara Baixa do Reichstag (Parlamento) eram escolhidos pelo vooto popular ; os da Câmara Alta , em geral junkers , pelo próprio imperador.Ainda nesse período Bismark promoveu a unidade monetária , dando origem ao marco como moeda corrente ,e criou um código criminal.Em 1888 , subiu ao poder o Kaiser Guilherme II , que afastou Bismark.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Guerra Fria

Após 1945 , com o fim da Segunda Guerra Mundial , a derrota da Alemanha , Japão e Itália e , ao mesmo tempo , o enfraquecimento econômico , militar e político de Reino Unido e da França levaram o mundo a um período de grandes transformações políticas e econômicas.Consolidou - se a supremacia dos Estados Unidos no bloco capitalista e , paralelamente , a União Soviética não só expandiu seu território como também sua área de influência , definido o futuro do bloco socialista.
Após se unirem para derrotar as forças inimigas ( Alemanha , Itália e Japão ), Estados Unidos e União Soviética acirraram a disputa por áreas de influência no globo , que duraria 46 anos.
A Guerra Fria foi um tipo de conflito não armado e não declarado entre os dois países marcado por intensa corrida armamentista , esse período se estendeu - se de 1947 a 1991.As superpotências tinham um poderio bélico avassalador.Nenhum conflito importante no plano mundial deixou de ter a participação direta , mas sim indiretamente como a guerra das Coreias e a  Guerra do Vietnã.
Durante , a Guerra Fria , surgiu a ideia da existência do Terceiro Mundo.Essa expressão surgiu pela primeira vez em uma revista francesa publicada em 14 de agosto de 1952.
O teste atômico realizado pela União Soviética no Cazaquistão em 1949 deixou claro ao mundo que não só os EUA tinham a bomba.
Diante desse quadro de tensão , alguns países formaram uma aliança militar com os EUA a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), viabilizando uma barreira contra os países que pertencem à área de influência soviética.
Os soviéticos , por sua vez organizaram um tratado de defesa mútua com os países ligadas ao bloco comunista.Assinado na capital polonesa , o Pacto de Varsóvia(1955) tratava de questões ligadas à política e à segurança do bloco comunista.
A suspensão da Guerra da Coreia , a morte de Stalin e as eleições presidenciais nos Estados Unidos iniciaram outra etapa da Guerra Fria.O novo líder soviético Nikita Kruachev e os presidentes americanos Eisenhower e Kennedy pareciam dispostos a negociar a paz entre as duas potências.
Kruschev disse certa vez : " Só existem duas soluções : a coexistência pacífica ou então a mais devastadora guerra da história "
Nos Estados Unidos o senador Joseph McCarthy empreendeu um processo de caça aos comunistas (macarthismo ).Muitos artistas e intelectuais , sofreram perseguição , acusado de simpatizantes das ideias comunistas.
A tensão entre russos e americanos intensificou -se com a descoberta da instalação de um base de mísseis de Cuba , a ilha rebelde da América. O governo de John Kennedy enfrentou graves problemas , como a invasão e a construção do Muro de Berlim.
Revoluções socialistas
Revolução chinesa
Depois de anos de exploração de seu território pelas nações imperialistas , a China unificou - se no final do século XX e , em 1949, viveu uma revolução de caráter socialista liderada por Mão Tsé - tung , que implementou um sistema cooperativo no campo.
Isolada do mundo capitalista , a China mantinha relações apenas com a União Soviética , e outros poucos países do bloco socialista.Nos anos de 1960 , as diferenças politicas e territorias entre Pequim e Moscou agravara- se , afastando as duas nações comunistas.
Revolução Cubana
Desde a sua independência de Cuba no século XIX , a ilha se tornara um "quintal " norte - americano.
O governo ditatorial contava com apoio dos EUA.O último de Fulgência Batista , enfrentou o movimento de oposição liderada por Fidel Castro e pelo argentino Ernesto Che Guevara que conquistaram a símpatia da população cubana contra a instuição governamental e os norte - americanos.
Empregando táticas de guerrilha os revoltosos ganharam a capital Havana , em janeiro de 1959.As medidas primeiras medidas foram :
* a redução do preço dos aluguéis.
* divisão de terras entre os camponeses.
*nacionalização das empresas , visto que a maioria era norte - americana.
A Guerra Fria terminou quando houve a separação da URSS em 1991 por  Mikhail Gorbatchev o último secretário geral da URSS e o único ainda vivo.
  

terça-feira, 21 de abril de 2015

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. (Atlanta15 de janeiro de 1929 — Memphis4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Um ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira. Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso "I Have a Dream".
Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado "Além do Vietnã".
King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em MemphisTennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e Medalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr.foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.
fonte (wipipedia )
Isso resume tudo o que foi esse líder revolucionário norte americano.Martin Luther lutou contra os preconceitos raciais contra os negros nos EUA em plena Guerra Fria (1945-1990) , quando os poderosos Estados Unidos da América "lutava " contra o comunismo representado pela também poderosa URSS.A Guerra do Vietnã representou um marco na vida desse homem, pois ele mesmo viu vários americanos negros morrendo nesta terrível guerra.  

Morte

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num HOTEL da cidade de MemphisJames Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão. Encontra-se sepultado no Centro Martin Luther King Jr.Atlanta, Fulton County, Geórgia nos Estados Unidos. A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100.000 dólares pelo assassinato de King.
Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
fonte (wikipedia)
Como todo líder político que quer mudar a condição de vida de seu país ,ele foi assasinado por um sulista que confessou o crime e o assinado Martin Luther. A morte desse importante político repercutiu no mundo inteiro. A morte dele não foi apenas um simples assasinato mas sim por representar ideias diferentes , o mesmo aconteceu com Jesus Cristo , Platão e o próprio presidente dos EUA John Kennedy.  
Martin em 1964