domingo, 20 de março de 2016

Conflitos no Oriente Médio

Conflitos do Oriente Médio
            Os conflitos de ordem religiosa no Oriente Médio acontecem entre palestinos e israelenses , na Terra Santa, , e entre próprios muçulmanos, há muito tempo.Alguns grupos terroristas de que ouve falar estão relacionados à manutenção de governos ou contra outros e em regiões com histórico de muita discórdia , como a Caxemira , entre Paquistão e Índia.
Precedentes Históricos
            Grande parte do Oriente Médio esteve sob o controle do Império Turco Otomano até a sua derrota na Primeira Guerra Mundial(1914-1918) , quando suas colônias passou aos ingleses e franceses por meio de mandatos pela Liga das Nações.A Inglaterra permitiu a entrada de colonos judeus na Palestina , os quais inspirados no sionismo , desejavam a criação de um estado próprio , como o antigo Reino de Israel(1029-926 A.C)
Chegada dos judeus à Palestina
            Financiados por ricos banqueiros e empresários judeus , principalmente americanos , os colonos passaram a adquirir terras e a expulsar os agricultores palestinos começaram , então , os choques entre judeus e palestinos , que pressionavam a Inglaterra para resolver o impasse.Com o fim , da Segunda Guerra Mundial ,em 1945, trouxe os sobreviventes do holocausto nazista , havendo significativo aumento da população judaica e ,assim,”elevando a temperatura” entre as duas comunidades , que ficavam à beira de um choque violento.A Inglaterra não conseguia mais conter os ânimos , e suas terras sofriam atentados tanto de judeus quanto de palestinos.   
Partilha no Oriente Médio
Em 1947 , a ONU propôs a divisão do território , um estado judeu e outro árabe palestino , rejeitada pelos árabes , que exigiam a expulsão do colonos judeus.Logo após a saída dos soldados ingleses , foi proclamado , em 14 de maio de 1948 , o Estado de Israel , reconhecido pela ONU, mas imediatamente atacado por uma colisão de cinco países árabes(Egito,Iraque,Jordânia,Líbano e Síria).Em janeiro de 1949 guerra acabou com a vitória israelense , que anexou o Estado árabe palestino proposto pela ONU.
Guerras
            Em 1956 , outra guerra entre árabes e israelenses , o conflito do Canal de Suez, acabou com retirada de Israel.Em uma nova ofensiva israelense , em 1967, a Guerra dos Seis Dias provocou a anexação das Colinas de Golã, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia e da Península do Sinais por Israel.
Como forma de vingança e na tentativa de recuperar os territórios perdidos.Egito , Síria e Jordânia lançaram se em um ataque surpresa no feriado judeu do Yom Kippun(Dia do Perdão)           , esperando maior fragilidade do inimigo , mas foram novamente derrotados.Como represália ao apoio ocidental a Israel na Guerra do Yom Kippun , a Arábia Saudita, acompanhada dos demais membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo(Opep) e solidária aos países árabes derrotados , aumentou 128% o valor do barril de petróleo e boicotou o carregamento para o Ocidente , provocando o choque do petróleo de 1973.
Tentativas de paz
            Constatada a superioridade bélica israelense , países árabes passaram a desenvolver uma relação pacífica com Israel por meio de assinaturas de acordos , como o de Camp David(1978-1979), com o Egito , e de outros acordos com Jordânia em 1994.Até mesmos estados irredutíveis como a Síria estavam dispostos a iniciar conversações com os israelenses.
            Os principais prejudicados em toda essa situação foram os árabes palestinos .Excluídos da vida social e econômica em Israel e condenados a viver em campos de refugiados nos países vizinhos , tornaram – se um povo sem pátria.
             Em 1964 , para defender os interesses do país , foi criada a Organização para Libertação da Palestina(OLP) , liderada por Yasser Arafat(um dos mais importantes líderes palestinos), que visava , inicialmente , a destruição de Israel pela luta armada e pelo terrorismo.As diversas baixas sofridas e as dificuldades econômicas da organização forçaram seus dirigentes a buscar uma solução política.
            Por outro lado , a intolerância israelense teve de ceder diante da Intifada , rebelião popular  de jovens palestinos contra as forças de ocupação de Israel na Faixa de Gaza e na Cisjordânia , iniciada em 1987 e difícil contenção.
            Em 1992 , com vitória do Partido Trabalhista em Israel , o primeiro ministro Yitzhak Ralin reiniciou as negociações de paz com os palestinos.Realizaram-se encontros até o acordo de paz assinado em 13 de setembro de 1993 , em Washington , que previa a criação de um estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.Essas áreas não foram devolvidas imediatamente à autoridade palestina , mas por meio de autonomia concedida paulatinamente.
            Em 2000 teve início a II Intifada(levante , revolta em árabe) logo após o primeiro – ministro israelense Ariel Shanol visitar a Esplanada dos Mesquitas em Jerusalém , local sagrado para os muçulmanos.O gesto foi entendido como afirmação de soberania israelense no local , também reivindicado pelos árabes , nesse período aumentavam os atentados terroristas de grupos palestinos , enquanto Israel fechava as fronteiras , reocupava cidades palestinas e começava , em 2002 , a construção de um muro de separação cortando a Cisjordânia. 

quarta-feira, 16 de março de 2016

França após Naploeão

França após Napoleão
            Nos demais países europeus , particularmente França e Alemanha, houve tendência à repetição dos processos , com algumas décadas de diferença.No caso francês , a situação econômica foi acrescentada à questão política.Palco de violência revolução entre os anos de 1789 e 1791 , o povo viu tornar-se imperador o general Napoleão Bonaparte.Um período de relativa prosperidade que se desenvolveu até 1815 , ano que Napoleão foi finalmente derrotado.O governo restaurou , então a monarquia dos Bourlons.
França dos Bourlons
            Luiz XIII passou a perseguir as oposições , principalmente as que haviam apoiado Napoleão e Liberais , no período que ficou conhecido como TERROR BRANCO.Por outro lado , o grupo dos ultrarrealistas desejou o retorno do absolutismo monárquico , impossível de acontecer porque agradava aos aristocratas e não aos burgueses – responsáveis pela economia francesa.
            Com a morte de Luiz XIII , em 1824 , seu irmão Carlos X assumiu o trono e fez a França voltar ao seu antigo regime.Com o apoio da Igreja e dos ultrarrealistas , decretou leis que devolviam a educação do pais à Igreja e indenizavam , com milhões de francos ,aristocratas que haviam perdido terras durante a Revolução Francesa.  
Liberais fizeram severa oposição oposição  a Carlos X.Pelo jornal “O nacional” incitavam o povo contra os desmandos do governo.Em 1830 , para evitar que forças burguesas se organizassem , Carlos X dissolveu a Câmara dos Deputados e impôs a censura de imprensa.
Revolução de 1830
             A reação dos burgueses foi imediata.Em julho de 1830 estourou-se a Revolução Liberal.Apoiados pelo povo e liderados pelos burgueses ,liberais realizaram as Jornadas Gloriosas ou Jornadas de Julho , erguendo barricadas nas ruas da capital francesa com o objetivo de enfrentar as tropas do governo.Lembrando o que acontecera com Luiz XIV , decapitado durante a Revolução Francesa , Carlos X fugiu do país , abandonando o governo.
A Revolução de 1830enterrou todas os interesses do Congresso de Viena de restaurar as antigas monárquicas absolutistas e serviu de inspiração para uma série de movimentos revolucionários libertadores em toda a Europa , ao longo do século XIX.
Governo de Luiz Felipe
            Saiu a família Bourbuns e entrou a Orleans no governo da França.Luiz Felipe I da França ficou conhecido como “rei burguês”, ou “rei das barricadas” , referencia ao modo como ele ascendeu ao trono , e também como “rei dos banqueiros” , pela maneira como se conduzia a política.
A ascensão do trono de Luiz Felipe de Orlens ou Luiz Felipe I da França foi o motivo de inspiração para vários movimentos de libertação pela Europa.O fato de privilegiar somente os burgueses , entretanto , determinou sua deposição em 1848.
            Durante o governo , Luiz Felipe anulou a censura à impressa e cancelou a determinação que tornava oficial a religião católica na França.A Alta Burguesia passou pela idade do ouro , pois o rei substitui a constituição dos Bousbons , por outra que enfatizava o liberalismo.Por isso houve grande desenvolvimento industrial e financeiro do país.Os burgueses também tiveram seus interesses atendidos com a política de expansão  colonial para África e para Oceania.
            Tudo isso concentrou mais riqueza na alta burguesia e afundou as classes trabalhadoras na miséria.a falta de preocupação de Luiz Felipe com o povo ficou clara quando sua Constituição manteve o critério censitário , definindo eleitores e candidatos ao Congresso.Somente os ricos participavam do desenvolvimento e da vida política da França.
Revolução de 1848
            A oposição não deixava Luiz Felipe em paz.Seus adversários-bonapartistas, socialistas e republicanos- uniram-se para exigir uma reforma política , que desse ao povo mais oportunidades de participar das decisões.queriam o fim do voto censitário na França.
O problema político agravou-se com a crise econômica na década de 1840-gerada pela queda da produção agrícola- que repercutiu negativamente na população mais pobre , pois elevou-se os preços dos gêneros alimentícios e aumentou o desemprego.
            Seguiram-se mais manifestações e confrontos com a Guarda Nacional.Esta , afinal , com o advento da Primavera dos Povos em fevereiro de 1848 , também aderiu ao movimento de oposição , provocando a demissão do ministério e a fuga de Luiz Felipe para a Inglaterra.
França da Segunda República(1848-1852)
            A renúncia de Luiz Felipe trouxe a proclamação da Segunda República na França( a primeira ocorreu entre 1792 e 1804).Uma junta de governo assumiu o  poder , formada por um liberal , um moderado , um socialista e um operário.Algumas das primeiras medidas do novo governo foram a abolição da pena de morte e o sufrágio universal masculino nas eleições.
Havia , entretanto , grande diferença de interesses  :
*Os trabalhistas pressionavam o governo para adotar uma política econômica voltada ao trabalhador , com a criação de empregos e garantia de trabalho em aterros , fábricas e construções do governo para os milhares de desempregados.
*Os representantes dos grandes proprietários , ao contrário, tentaram evitar essas medidas populares , pois temiam a volta de um governo radical , como que acontecera a Revolução Francesa
            Em abril de 1848 houve eleições para a Assembléia Constituinte , saindo vencedores os grupos ligados à burguesia e os grandes proprietários.
Insatisfeitos , socialistas organizaram manifestações populares pelas ruas , tumultuando a capital francesa.O general  Cavaignar , conhecido como “O Carniceiro” conteve as manifestações com muita violência , causando a morte de milhares de civis e deportando 15 mil para as colônias francesas.
            O próprio Cavaignar assumiu o governo até dezembro quando se realizaram eleições para a Assembléia Geral , eleita para o mandato de três anos , e chefe do executivo , isto é , presidente , para o mandato de quatro anos.
Em 10 de dezembro de 1848 , o povo francês foi às urnas e elegeu Luiz Bonaparte sobrinho de Napoleão Bonaparte.
Figura popular que inspirava o sonho de uma França gloriosa, Luiz Bonaparte governou com o apoio da Igreja , do exército e da burguesia.Pouco antes do fim de seu mandato , num golpe de Estado , ele se proclamou imperador da França com o título de Napoleão III.O segundo império napoleônico durou até 1870.      

domingo, 13 de março de 2016

Tigres Asiáticos

Tigres Asiáticos
            Entre 1960 até meados da década de 1990 , alguns países do Leste e Sudeste Asiático tiveram crescimento econômico muito expressivo como em nenhum outro lugar do planeta.Neste período , os EUA e a URSS disputavam áreas de influências no globo , processo conhecido como Guerra Fria(1945-1991).O Japão e os EUA passaram a incentivar a industrialização desses países asiáticos , apoiando-os tanto politicamente tanto financeiramente.
Taiwan , Cingapura , Coeria do Sul  e Hong Kong compunham o bloco inicial e ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos , pela agressividade no processo de crescimento industrial e no comércio internacional.
            Nas exportações dos Tigres predominam os produtos eletroeletrônicos(televisores , DVDs, aparelhos de som , fornos de microondas), equipamentos para computadores e telecomunicações , tecidos sintéticos , roupas , plásticos e veículos.
Como crescer
            Fatores que favoreceram o crescimento econômico desses países :
*Estreito relacionamento entre as empresas privadas e o governo , que oferecia proteção ao mercado interno , por meio de impostos elevadíssimos para os produtos internos.
*Grande incentivo às exportações oferecidas pelo governo , que implantou estratégias para atrair investimentos externos , ou seja , estrangeiros.
*Mão de obra barata, em comparação à países desenvolvidos.
*Maciços investimentos em educação e qualificação da Mão de obra.
No período de duas décadas , os Tigres Asiáticos deixaram de ser uma economia predominantemente agrícola para se tornar industrializados , com um parque industrial relativamente diversificado.
            Durante a década de 1970 , os Tigres Asiáticos apresentaram taxas de crescimento econômico próximos de 10% ao ano e , na década de 1980 , de 7,5 % ao ano.Tiverem relativa desaceleração nos anos de 1990 , em função de sucessivas crises em todo o mundo.No final da década de 2000 , a crise nos Estados Unidos afetou consideravelmente as exportações dos Tigres Asiáticos , que vêm sofrendo também as conseqüências de problemas na zona do euro , um dos principais destinos de seus produtos industrializados.
A ocorrência das crises é explicada por :
*Crescimento da dívida dos países e das empresas em curto prazo;
*Aumento crescimento e ineal do preço dos imóveis;
*Desaceleração do economia global em 1996 , que provocou queda nas exportações e fez as indústrias reduzirem bastante sua produção.
Novos Tigres Asiáticos
Malásia, Tailândia , Indonésia , Filipinas e Vietnã estão na condição de “aspirantes a Tigres” ou novos Tigres Asiáticos , porque oferecem mão de obra barata e outros atrativos às empresas transnacionais em infraestrutura(energia , meios de transporte , portos , comunicações) , incentivos às exportações e ausência de critérios em política ambiental.
Empresas que empregavam relativa quantidade de mão de obra na montagem de produtos(televisores,brinquedos , aparelhos de som , computadores) e nas indústrias têxtis consideram os salários nos Tigres Asiáticos em relação ao lucro que obtêm.Assim , buscam mão de obra extremamente barata e abundante dos “aspirantes a Tigres” e na China.
Participação da indústria na economia dos Tigres Asiáticos:
*Coréia do Sul= 39%
*Taiwan=31%
*Hong Hong=7%
*Vietnã=41%
*Tailândia=34%
*Malásia=40%
*Cingapura=27%
*Indonésia=46%